O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou, nesta segunda-feira (27), que o diálogo com os Estados Unidos se aprofundou e que as negociações sobre o tarifaço vão envolver data centers, terras raras e agro. A declaração de Alckmin aconteceu durante entrevista ao ICL Notícias.
O vice-presidente considerou positiva a reunião entre os presidentes Lula e Donald Trump, na Malásia, e destacou a importância do diálogo:
"Foi muito positivo, o diálogo se estabelece e agora se aprofunda. Então, acho que agora nós vamos aprofundar o diálogo, conversa tarifária, não tarifária, oportunidade de data center no Brasil, terras raras, possibilidade na área do agro".
Segundo Geraldo Alckmin, os próximos passos das negociações e um novo encontro com Trump serão definidos após a volta de Lula da viagem à Ásia.
"Não tem ainda nenhuma data definida. Vamos aguardar a volta do presidente já amanhã para a gente conversar aí dos próximos passos, mas estamos otimistas. Eu acho que tem aí um caminho bom pela frente para poder avançar".
O vice-presidente destacou que, dos U$40 bilhões de dólares exportados para os Estados Unidos no ano passado, 42% estão fora do tarifaço.
Segundo o ministro, será feito um esforço para reduzir a alíquota de 50% imposta aos produtos que representam 34% da exportação, como café, pescados, frutas, motores e máquinas.
Fonte: Radioagência Nacional